PARTE
II - SISTEMA
DE AVALIAÇÃO - PROVAS
1. O Vestibular será realizado em duas fases,
em períodos distintos.
1ª fase genérica, comum a todos os cursos, de caráter
eliminatório.
2ª fase específica para cada curso ou grupo de cursos,
de caráter classificatório, à qual se submeterão
apenas os candidatos classificados na 1ª fase, até o limite
de 120 concorrentes por curso.
2. As provas do Vestibular versarão sobre conteúdos curriculares
do Ensino Médio e Fundamental (Lei n.º 9394/96) conhecimentos
de Português, Matemática, Física, Química,
Biologia, História, Geografia e Língua Estrangeira (Espanhol,
Inglês e Francês). Os PROGRAMAS de todas as provas (1ª
e 2ª fase) encontram-se disponíveis na Internet e, para
consulta, nos Postos de Inscrição e na sede do SSOA.
3. Na 1ª fase do Vestibular Especial 2006, todos os candidatos
a todos os cursos submeter-se-ão às seguintes provas:
1ª
FASE - TODOS OS CURSOS
11.06.06
Prova de Português 10 questões objetivas (peso 3)
Prova de Ciências Naturais 20 questões objetivas (peso
3)
12.06.06
Prova de Matemática 10 questões objetivas (peso 2)
Prova de Ciências Humanas 18 questões objetivas (peso
3)
Prova de Língua Estrangeira 7 questões objetivas (peso
1)
4. Na 2ª fase, os candidatos submeter-se-ão às Provas
Específicas do curso pretendido e a uma prova de Redação,
comum a todos os cursos.
2ª
FASE
GRUPO A
Engenharia Sanitária e Ambiental Barreiras e Cruz das Almas
Física Amargosa
Geologia Barreiras
Química Barreiras
02.07.06 Prova de Redação (peso 2)
Prova de Matemática 5 a 8 questões discursivas (peso
4)
03.07.06 Prova de Física 5 a 8 questões discursivas
(peso 3)
Prova de Química 5 a 8 questões discursivas (peso 3)
GRUPO B
Ciências Biológicas Barreiras e Cruz das Almas
Enfermagem Vitória da Conquista e Santo
Antônio de Jesus
Farmácia Vitória da Conquista
Nutrição Vitória da Conquista e Santo
Antônio de Jesus.
02.07.06 Prova
de Redação (peso 2)
Prova de Biologia 5 a 8 questões discursivas (peso 4)
03.07.06 Prova de Física 5 a 8 questões discursivas
(peso 3)
Prova de Química 5 a 8 questões discursivas (peso 3)
GRUPO C
Administração Barreiras
Comunicação Cachoeira
Geografia Barreiras
História Cachoeira
Museologia Cachoeira
Pedagogia Amargosa
Psicologia Santo Antônio de Jesus
02.07.06 Prova de Redação (peso 2)
Prova de Português 5 a 8 questões discursivas (peso 4)
03.07.06 Prova de História 5 a 8 questões discursivas
(peso 3)
Prova de Geografia 5 a 8 questões discursivas (peso 3)
GRUPO D
Matemática Amargosa
02.07.06 Prova de Redação (peso 2)
Prova de Matemática 5 a 8 questões discursivas (peso
6)
03.07.06 Prova de Física 5 a 8 questões discursivas
(peso 4)
5. Os candidatos
disporão de cinco horas para responder às questões
aplicadas em cada dia de prova e preencher as correspondentes Folhas
de Respostas. Os candidatos portadores de deficiência visual e
motora terão um tempo adicional de trinta minutos de duração,
em cada dia de prova.
Tipos de Questão
e Critérios de Avaliação
6. 1ª Fase
Nas provas genéricas do Vestibular da UFBA, todas as questões
serão objetivas, podendo ser:
de proposições múltiplas;
aberta com resposta numérica.
Questão objetiva de proposições múltiplas
Questão contendo cinco, seis ou sete proposições,
indicadas pelos números 01, 02, 04, 08, 16, 32 e 64. Para responder
a esse tipo de questão, o candidato deverá:
a) identificar as proposições verdadeiras;
b) somar os números a elas associados;
c) marcar, na Folha de Respostas, o resultado obtido, em valor inteiro
compreendido entre 00 e 99, inclusive.
Atenção: Não incluir uma proposição
na soma implica considerá-la falsa.
Essas questões
serão avaliadas de acordo com os seguintes critérios:
Cada questão valerá 1 (um) ponto. Considera-se erro, nessa
questão, a identificação de uma proposição
verdadeira como falsa ou vice-versa, descontando-se, então, os
seguintes valores:
a) 0,5 ponto para um único erro na questão;
b) 0,75 ponto para dois erros na questão, apenas nas questões
com 6 ou 7 proposições;
c) o ponto inteiro para dois ou mais erros, nas questões com
5 proposições; ou para três ou mais erros, nas questões
com 6 ou 7 proposições.
Questão objetiva
aberta com resposta numérica
Questão constituída por um problema. Admite apenas resposta
numérica, em valor inteiro compreendido entre 00 e 99, inclusive,
que deve ser marcado na Folha de Respostas. Sua correção
será binária: zero, se estiver errada, ou 1 (um), se estiver
correta.
Folha de Respostas
destinada às questões objetivas
A Folha de Respostas é pré-identificada, isto é,
destinada exclusivamente a um determinado candidato. Por isso, não
pode ser substituída, a não ser em situação
excepcional, com autorização expressa da Coordenação
dos trabalhos. O candidato deverá conferir os dados registrados
no cabeçalho e assinar com caneta esferográfica de TINTA
PRETA, sem ultrapassar o espaço reservado para esse fim.
Na Folha de Respostas, cada questão será representada
por um número (ver exemplo a seguir: questões 01 e 02).
Abaixo desse número encontram-se duas colunas paralelas, numeradas
de 0 a 9, que possibilitam a marcação de qualquer resposta
em números inteiros de 00 a 99.
O candidato deverá fazer a marcação preenchendo
os espaços correspondentes aos algarismos da resposta encontrada,
com caneta esferográfica de TINTA PRETA, de ponta grossa, sem
ultrapassar os limites dos espaços.
Para registrar a resposta a cada questão, o candidato deverá:
|
marcar, na coluna da direita, o algarismo correspondente à
unidade e, na coluna da esquerda, o correspondente à dezena;
marcar zero na coluna das dezenas, quando a resposta for um número
menor que 10 (dez) (ver exemplo ao lado, questão 01: resposta
03);
marcar zero nas 2 (duas) colunas, se a resposta for zero (ver
exemplo ao lado, questão 02: resposta 00).
O candidato também deverá marcar o horário
de término da sua prova no espaço indicado.
Será atribuída pontuação zero à
questão objetiva:
em branco;
rasurada;
com mais de uma marcação na mesma coluna;
marcada a lápis;
com marcação indevida, impossibilitando a leitura
óptica. |
7. 2ª FASE
Nas provas específicas do Vestibular da UFBA, todas as questões
serão discursivas.
Este tipo de questão permite ao candidato buscar a solução
para uma situação ou problema proposto, demonstrando sua
capacidade de produzir, integrar e expressar idéias. A questão
discursiva compreende:
identificação do problema proposto ou da situação
apresentada;
seleção de princípios gerais, leis, conceitos
e sistemas de interpretação, aplicáveis à
situação proposta;
definição dos aspectos mais relevantes que devem ser
destacados;
escolha de um modo ou método de abordagem da situação;
formulação da resposta em linguagem adequada à
área do conhecimento que é objeto da questão, com
base no raciocínio desenvolvido anteriormente.
A questão discursiva será corrigida por professores da
matéria correspondente, do Ensino Médio e do Ensino Superior,
de acordo com parâmetros previamente estabelecidos.
Cada questão discursiva será avaliada, considerando-se:
a) Conteúdo correção e adequação
do conteúdo da resposta em relação ao que foi solicitado
na questão.
b) Desenvolvimento lógico encadeamento das idéias, seqüência
lógica na expressão da resposta.
c) Adequação da linguagem uso da linguagem verbal ou
simbólica com clareza e propriedade.
Será atribuída pontuação zero à questão
discursiva que:
não se ativer à situação ou ao problema
proposto;
for escrita a lápis, em parte ou na sua totalidade;
apresentar texto incompreensível ou letra ilegível.
Será anulada a Prova Específica que:
não for respondida na respectiva Folha de Respostas;
for assinada fora do local apropriado;
apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a identificação
do candidato.
A prova de Redação consistirá numa exposição
sobre tema atual e de interesse geral, podendo ter caráter dissertativo,
descritivo, narrativo, epistolar ou misto. Visa avaliar a capacidade
de expressão escrita do candidato, com base em tema proposto.
Será corrigida por professores de Português do Ensino Médio
e do Ensino Superior, de acordo com parâmetros previamente estabelecidos.
Constitui uma prova independente da 2ª fase, com peso 2 (dois);
desse modo, a nota zero na Redação eliminará automaticamente
o candidato do Vestibular.
A prova de Redação
será avaliada, considerando-se:
a) Conteúdo tratamento do tema de forma pessoal e pertinente.
b) Expressão seqüência lógica; estrutura
do parágrafo, do período e da oração; coerência
e coesão; concisão e clareza; uso da norma culta: ortografia,
acentuação, pontuação, concordância,
regência, colocação, adequação de
vocabulário.
Será atribuída pontuação zero à prova
de Redação que:
se afastar do tema proposto;
apresentar texto padronizado quanto a conteúdo, estrutura e
vocabulário, comum a vários candidatos (nariz-de-cera);
for apresentada em forma de verso;
não for respondida na respectiva Folha de Respostas;
for assinada fora do local apropriado;
apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a identificação
do candidato;
for escrita a lápis, em parte ou na sua totalidade;
apresentar texto incompreensível ou letra ilegível.
Folhas de Respostas
destinadas à prova de Redação e às Provas
Específicas
A Folha de Respostas é pré-identificada, isto é,
destinada exclusivamente a um determinado candidato. Por isso, não
pode ser substituída, a não ser em situação
excepcional, com autorização expressa da Coordenação
dos trabalhos. O candidato deverá conferir os dados registrados
no cabeçalho e assinar, no local reservado a esse fim, com caneta
esferográfica de TINTA AZUL ou PRETA.
Para responder à prova de Redação e às Provas
Específicas, o candidato deverá utilizar exclusivamente
o espaço destinado a esse fim, usando caneta esferográfica
de TINTA AZUL ou PRETA. Em casos de erro, o candidato poderá
riscar e continuar escrevendo normalmente; deverá evitar, porém,
apresentar uma prova demasiado riscada, confusa ou de difícil
leitura.
O rascunho não deverá ser feito na Folha de Respostas.
No Caderno de Questões, o candidato encontrará espaço
a ele reservado, devidamente indicado.
Ao final, o candidato deverá marcar o horário de término
da sua prova, no espaço indicado.
Correção das Provas
8. 1ª Fase
Na apuração dos pontos, utilizar-se-ão os seguintes
procedimentos:
a) leitura óptica das marcações feitas nas Folhas
de Respostas;
b) cálculo do escore bruto de cada prova soma dos pontos obtidos
pelos candidatos, resultantes dos acertos totais ou parciais; o escore
bruto máximo será igual ao número de questões
válidas da prova;
c) cálculo
do escore padronizado de cada prova conversão dos escores brutos
numa mesma escala de valores, o que permite dar a posição
de cada candidato, considerando-se a média aritmética
e o desvio-padrão do grupo de candidatos presentes a cada prova;
ao escore bruto igual a zero corresponderá, sempre, um escore
padronizado igual a zero; o escore padronizado máximo será
igual a 1000;
d) cálculo do escore ponderado de cada prova multiplicação
do escore padronizado de cada prova (item c) pelo respectivo peso (ver
item 3);
e) cálculo do escore parcial soma dos escores ponderados de
cada candidato, nas provas desta fase;
f) aplicação do ponto de corte um desvio-padrão
abaixo da média aritmética dos escores parciais de todos
os candidatos não eliminados por ausência ou zero;
g) classificação dos candidatos, em cada curso, por ordem
decrescente do escore parcial desta fase;
h) seleção dos candidatos para a 2ª fase, até
o limite de três vezes o número de vagas de cada curso,
de acordo com a ordem de classificação, atendida a reserva
de vagas estabelecida na Resolução 01/04 do Consepe.
Será eliminado
na 1ª fase o candidato que:
obtiver zero ponto em qualquer das provas desta fase, exceto na Prova
de Língua Estrangeira;
estiver ausente do local da prova, no dia e horário determinados
para comparecimento;
entregar em branco ou não adequadamente preenchida a Folha
de Respostas, ou a parte dela correspondente a todas as questões
de uma prova, sendo-lhe atribuído zero ponto;
obtiver escore parcial menor que 1 (um) desvio-padrão abaixo
da média aritmética dos escores parciais de todos os candidatos
não eliminados por ausência ou zero.
9. 2ª Fase
Na apuração dos pontos, utilizar-se-ão os seguintes
procedimentos:
a) leitura óptica da pontuação atribuída
pelos professores corretores a cada questão discursiva e a cada
item de avaliação da Redação;
b) cálculo do escore bruto de cada prova soma dos pontos obtidos
pelos candidatos, resultantes dos acertos totais ou parciais; o escore
bruto máximo será igual a 100, nas provas discursivas,
e igual a 10, na prova de Redação;
c) cálculo do escore padronizado de cada prova conversão
dos escores brutos numa mesma escala de valores, o que permite dar a
posição de cada candidato, considerando-se a média
aritmética e o desvio-padrão do grupo de candidatos presentes
a cada prova; ao escore bruto igual a zero corresponderá, sempre,
um escore padronizado igual a zero; o escore padronizado máximo
será igual a 1000; a padronização dos escores de
cada prova será feita considerando-se separadamente cada grupo
de cursos, de A a D, conforme indicado no item 4. implantado um sistema
de reserva de vagas (cotas) para alunos originários da escola
pública que se declarem pretos, pardos ou índio-descendentes
no momento da inscrição no Vestibular. Um histórico,
justificativas e fundamentos dessa decisão encontram-se no documento
Programa de Ações Afirmativas na Universidade Federal
da Bahia, disponível no portal da Internet www.ufba.br , página
Inclusão Social, e foram consubstanciados na Resolução
01/04 do Consepe, de 26/07/04 (Anexo III deste Manual).
De acordo com esses documentos, a seleção dos candidatos
deixou de obedecer exclusivamente ao critério de desempenho acadêmico
(ordem de classificação nas provas do Vestibular), como
ocorreu em Vestibulares anteriores, passando a atender à reserva
de vagas agora estabelecida. De todo modo, só será selecionado
o candidato que não for eliminado por qualquer um dos motivos
estabelecidos neste Manual: ausência, zero, ou escore parcial
da 1ª fase inferior ao ponto de corte.
Desde 2005, o sistema de cotas passou a funcionar nos termos da citada
Resolução 01/04, por isso é importante a leitura
cuidadosa do Anexo III. Se, ainda assim, persistir alguma dúvida,
o interessado deverá entrar em contato com o SSOA, pelos meios
indicados neste Manual.
O candidato deve, também, observar atentamente as instruções
dadas para preenchimento adequado do Requerimento de Inscrição,
a fim de não ser prejudicado por um registro indevido da origem
escolar. Perderá o direito à vaga na Universidade o candidato
que não comprovar, no momento da matrícula, a natureza
Pública de sua procedência escolar, nos exatos termos do
Art. 3º, alíneas Ia, IIa e III, da Resolução
01/04, ou em relação ao qual for comprovado, no ato da
matrícula ou em qualquer época, ter prestado, quando da
inscrição no Vestibular, declaração não
condizente com a realidade, conforme estabelecido no Art. 5º da
citada Resolução 01/04.
12. Ocorrendo igualdade
no escore global de candidatos, para preenchimento da última
vaga disponível em cada categoria de seleção conforme
a Resolução 01/04 do Consepe, será selecionado
aquele que:
eventualmente, apresentar maior excesso de pontos nos escores padronizados
das provas realizadas, além da pontuação máxima
de 1000 pontos por prova;
apresentar menor dispersão determinada pelo coeficiente de
variação em torno da média aritmética
dos seus escores padronizados, considerando-se, na 1ª fase, todas
as provas dessa fase e, na classificação final, todas
as provas das duas fases.
13. Cálculos
e Fórmulas
|