PARTE II - SISTEMA DE AVALIAÇÃO - PROVAS


1. O Vestibular será realizado em duas fases, em períodos distintos.
1ª fase – genérica, comum a todos os cursos, de caráter eliminatório.
2ª fase – específica para cada curso ou grupo de cursos, de caráter classificatório, à qual se submeterão apenas os candidatos classificados na 1ª fase, até o limite de 120 concorrentes por curso.
2. As provas do Vestibular versarão sobre conteúdos curriculares do Ensino Médio e Fundamental (Lei n.º 9394/96) – conhecimentos de Português, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia e Língua Estrangeira (Espanhol, Inglês e Francês). Os PROGRAMAS de todas as provas (1ª e 2ª fase) encontram-se disponíveis na Internet e, para consulta, nos Postos de Inscrição e na sede do SSOA.
3. Na 1ª fase do Vestibular Especial 2006, todos os candidatos a todos os cursos submeter-se-ão às seguintes provas:

1ª FASE - TODOS OS CURSOS
11.06.06

• Prova de Português – 10 questões objetivas (peso 3)
• Prova de Ciências Naturais – 20 questões objetivas (peso 3)
12.06.06
• Prova de Matemática – 10 questões objetivas (peso 2)
• Prova de Ciências Humanas – 18 questões objetivas (peso 3)
• Prova de Língua Estrangeira – 7 questões objetivas (peso 1)
4. Na 2ª fase, os candidatos submeter-se-ão às Provas Específicas do curso pretendido e a uma prova de Redação, comum a todos os cursos.

 

2ª FASE


GRUPO A
• Engenharia Sanitária e Ambiental Barreiras e Cruz das Almas
• Física Amargosa
• Geologia Barreiras
• Química Barreiras
02.07.06 – Prova de Redação (peso 2)
Prova de Matemática – 5 a 8 questões discursivas (peso 4)
03.07.06 – Prova de Física – 5 a 8 questões discursivas (peso 3)
Prova de Química – 5 a 8 questões discursivas (peso 3)

GRUPO B
• Ciências Biológicas Barreiras e Cruz das Almas
• Enfermagem Vitória da Conquista e Santo
Antônio de Jesus
• Farmácia Vitória da Conquista
• Nutrição Vitória da Conquista e Santo
Antônio de Jesus.

02.07.06 – Prova de Redação (peso 2)
Prova de Biologia – 5 a 8 questões discursivas (peso 4)
03.07.06 – Prova de Física – 5 a 8 questões discursivas (peso 3)
Prova de Química – 5 a 8 questões discursivas (peso 3)

GRUPO C
• Administração Barreiras
• Comunicação Cachoeira
• Geografia Barreiras
• História Cachoeira
• Museologia Cachoeira
• Pedagogia Amargosa
• Psicologia Santo Antônio de Jesus
02.07.06 – Prova de Redação (peso 2)
Prova de Português – 5 a 8 questões discursivas (peso 4)
03.07.06 – Prova de História – 5 a 8 questões discursivas (peso 3)
Prova de Geografia – 5 a 8 questões discursivas (peso 3)

GRUPO D
• Matemática Amargosa
02.07.06 – Prova de Redação (peso 2)
Prova de Matemática – 5 a 8 questões discursivas (peso 6)
03.07.06 – Prova de Física – 5 a 8 questões discursivas (peso 4)

5. Os candidatos disporão de cinco horas para responder às questões aplicadas em cada dia de prova e preencher as correspondentes Folhas de Respostas. Os candidatos portadores de deficiência visual e motora terão um tempo adicional de trinta minutos de duração, em cada dia de prova.

Tipos de Questão e Critérios de Avaliação
6. 1ª Fase
Nas provas genéricas do Vestibular da UFBA, todas as questões serão objetivas, podendo ser:
• de proposições múltiplas;
• aberta com resposta numérica.
Questão objetiva de proposições múltiplas
Questão contendo cinco, seis ou sete proposições, indicadas pelos números 01, 02, 04, 08, 16, 32 e 64. Para responder a esse tipo de questão, o candidato deverá:
a) identificar as proposições verdadeiras;
b) somar os números a elas associados;
c) marcar, na Folha de Respostas, o resultado obtido, em valor inteiro compreendido entre 00 e 99, inclusive.
Atenção: Não incluir uma proposição na soma implica considerá-la falsa.

Essas questões serão avaliadas de acordo com os seguintes critérios:
Cada questão valerá 1 (um) ponto. Considera-se erro, nessa questão, a identificação de uma proposição verdadeira como falsa ou vice-versa, descontando-se, então, os seguintes valores:
a) 0,5 ponto – para um único erro na questão;
b) 0,75 ponto – para dois erros na questão, apenas nas questões com 6 ou 7 proposições;
c) o ponto inteiro – para dois ou mais erros, nas questões com 5 proposições; ou para três ou mais erros, nas questões com 6 ou 7 proposições.

Questão objetiva aberta com resposta numérica
Questão constituída por um problema. Admite apenas resposta numérica, em valor inteiro compreendido entre 00 e 99, inclusive, que deve ser marcado na Folha de Respostas. Sua correção será binária: zero, se estiver errada, ou 1 (um), se estiver correta.

Folha de Respostas destinada às questões objetivas
A Folha de Respostas é pré-identificada, isto é, destinada exclusivamente a um determinado candidato. Por isso, não pode ser substituída, a não ser em situação excepcional, com autorização expressa da Coordenação dos trabalhos. O candidato deverá conferir os dados registrados no cabeçalho e assinar com caneta esferográfica de TINTA PRETA, sem ultrapassar o espaço reservado para esse fim.
Na Folha de Respostas, cada questão será representada por um número (ver exemplo a seguir: questões 01 e 02). Abaixo desse número encontram-se duas colunas paralelas, numeradas de 0 a 9, que possibilitam a marcação de qualquer resposta em números inteiros de 00 a 99.
O candidato deverá fazer a marcação preenchendo os espaços correspondentes aos algarismos da resposta encontrada, com caneta esferográfica de TINTA PRETA, de ponta grossa, sem ultrapassar os limites dos espaços.
Para registrar a resposta a cada questão, o candidato deverá:

• marcar, na coluna da direita, o algarismo correspondente à unidade e, na coluna da esquerda, o correspondente à dezena;
• marcar zero na coluna das dezenas, quando a resposta for um número menor que 10 (dez) (ver exemplo ao lado, questão 01: resposta 03);
• marcar zero nas 2 (duas) colunas, se a resposta for zero (ver exemplo ao lado, questão 02: resposta 00).
O candidato também deverá marcar o horário de término da sua prova no espaço indicado.
Será atribuída pontuação zero à questão objetiva:
• em branco;
• rasurada;
• com mais de uma marcação na mesma coluna;
• marcada a lápis;
• com marcação indevida, impossibilitando a leitura óptica.

7. 2ª FASE
Nas provas específicas do Vestibular da UFBA, todas as questões serão discursivas.
Este tipo de questão permite ao candidato buscar a solução para uma situação ou problema proposto, demonstrando sua capacidade de produzir, integrar e expressar idéias. A questão discursiva compreende:
• identificação do problema proposto ou da situação apresentada;
• seleção de princípios gerais, leis, conceitos e sistemas de interpretação, aplicáveis à situação proposta;
• definição dos aspectos mais relevantes que devem ser destacados;
• escolha de um modo ou método de abordagem da situação;
• formulação da resposta em linguagem adequada à área do conhecimento que é objeto da questão, com base no raciocínio desenvolvido anteriormente.
A questão discursiva será corrigida por professores da matéria correspondente, do Ensino Médio e do Ensino Superior, de acordo com parâmetros previamente estabelecidos.
Cada questão discursiva será avaliada, considerando-se:
a) Conteúdo – correção e adequação do conteúdo da resposta em relação ao que foi solicitado na questão.
b) Desenvolvimento lógico – encadeamento das idéias, seqüência lógica na expressão da resposta.
c) Adequação da linguagem – uso da linguagem verbal ou simbólica com clareza e propriedade.
Será atribuída pontuação zero à questão discursiva que:
• não se ativer à situação ou ao problema proposto;
• for escrita a lápis, em parte ou na sua totalidade;
• apresentar texto incompreensível ou letra ilegível.
Será anulada a Prova Específica que:
• não for respondida na respectiva Folha de Respostas;
• for assinada fora do local apropriado;
• apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a identificação do candidato.
A prova de Redação consistirá numa exposição sobre tema atual e de interesse geral, podendo ter caráter dissertativo, descritivo, narrativo, epistolar ou misto. Visa avaliar a capacidade de expressão escrita do candidato, com base em tema proposto.
Será corrigida por professores de Português do Ensino Médio e do Ensino Superior, de acordo com parâmetros previamente estabelecidos. Constitui uma prova independente da 2ª fase, com peso 2 (dois); desse modo, a nota zero na Redação eliminará automaticamente o candidato do Vestibular.

A prova de Redação será avaliada, considerando-se:
a) Conteúdo – tratamento do tema de forma pessoal e pertinente.
b) Expressão – seqüência lógica; estrutura do parágrafo, do período e da oração; coerência e coesão; concisão e clareza; uso da norma culta: ortografia, acentuação, pontuação, concordância, regência, colocação, adequação de vocabulário.
Será atribuída pontuação zero à prova de Redação que:
• se afastar do tema proposto;
• apresentar texto padronizado quanto a conteúdo, estrutura e vocabulário, comum a vários candidatos (nariz-de-cera);
• for apresentada em forma de verso;
• não for respondida na respectiva Folha de Respostas;
• for assinada fora do local apropriado;
• apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a identificação do candidato;
• for escrita a lápis, em parte ou na sua totalidade;
• apresentar texto incompreensível ou letra ilegível.

Folhas de Respostas destinadas à prova de Redação e às Provas Específicas
A Folha de Respostas é pré-identificada, isto é, destinada exclusivamente a um determinado candidato. Por isso, não pode ser substituída, a não ser em situação excepcional, com autorização expressa da Coordenação dos trabalhos. O candidato deverá conferir os dados registrados no cabeçalho e assinar, no local reservado a esse fim, com caneta esferográfica de TINTA AZUL ou PRETA.
Para responder à prova de Redação e às Provas Específicas, o candidato deverá utilizar exclusivamente o espaço destinado a esse fim, usando caneta esferográfica de TINTA AZUL ou PRETA. Em casos de erro, o candidato poderá riscar e continuar escrevendo normalmente; deverá evitar, porém, apresentar uma prova demasiado riscada, confusa ou de difícil leitura.
O rascunho não deverá ser feito na Folha de Respostas. No Caderno de Questões, o candidato encontrará espaço a ele reservado, devidamente indicado.
Ao final, o candidato deverá marcar o horário de término da sua prova, no espaço indicado.
Correção das Provas
8. 1ª Fase
Na apuração dos pontos, utilizar-se-ão os seguintes procedimentos:
a) leitura óptica das marcações feitas nas Folhas de Respostas;
b) cálculo do escore bruto de cada prova – soma dos pontos obtidos pelos candidatos, resultantes dos acertos totais ou parciais; o escore bruto máximo será igual ao número de questões válidas da prova;

c) cálculo do escore padronizado de cada prova – conversão dos escores brutos numa mesma escala de valores, o que permite dar a posição de cada candidato, considerando-se a média aritmética e o desvio-padrão do grupo de candidatos presentes a cada prova; ao escore bruto igual a zero corresponderá, sempre, um escore padronizado igual a zero; o escore padronizado máximo será igual a 1000;
d) cálculo do escore ponderado de cada prova – multiplicação do escore padronizado de cada prova (item c) pelo respectivo peso (ver item 3);
e) cálculo do escore parcial – soma dos escores ponderados de cada candidato, nas provas desta fase;
f) aplicação do ponto de corte – um desvio-padrão abaixo da média aritmética dos escores parciais de todos os candidatos não eliminados por ausência ou zero;
g) classificação dos candidatos, em cada curso, por ordem decrescente do escore parcial desta fase;
h) seleção dos candidatos para a 2ª fase, até o limite de três vezes o número de vagas de cada curso, de acordo com a ordem de classificação, atendida a reserva de vagas estabelecida na Resolução 01/04 do Consepe.

Será eliminado na 1ª fase o candidato que:
• obtiver zero ponto em qualquer das provas desta fase, exceto na Prova de Língua Estrangeira;
• estiver ausente do local da prova, no dia e horário determinados para comparecimento;
• entregar em branco ou não adequadamente preenchida a Folha de Respostas, ou a parte dela correspondente a todas as questões de uma prova, sendo-lhe atribuído zero ponto;
• obtiver escore parcial menor que 1 (um) desvio-padrão abaixo da média aritmética dos escores parciais de todos os candidatos não eliminados por ausência ou zero.
9. 2ª Fase
Na apuração dos pontos, utilizar-se-ão os seguintes procedimentos:
a) leitura óptica da pontuação atribuída pelos professores corretores a cada questão discursiva e a cada item de avaliação da Redação;
b) cálculo do escore bruto de cada prova – soma dos pontos obtidos pelos candidatos, resultantes dos acertos totais ou parciais; o escore bruto máximo será igual a 100, nas provas discursivas, e igual a 10, na prova de Redação;
c) cálculo do escore padronizado de cada prova – conversão dos escores brutos numa mesma escala de valores, o que permite dar a posição de cada candidato, considerando-se a média aritmética e o desvio-padrão do grupo de candidatos presentes a cada prova; ao escore bruto igual a zero corresponderá, sempre, um escore padronizado igual a zero; o escore padronizado máximo será igual a 1000; a padronização dos escores de cada prova será feita considerando-se separadamente cada grupo de cursos, de A a D, conforme indicado no item 4. implantado um sistema de reserva de vagas (cotas) para alunos originários da escola pública que se declarem pretos, pardos ou índio-descendentes no momento da inscrição no Vestibular. Um histórico, justificativas e fundamentos dessa decisão encontram-se no documento Programa de Ações Afirmativas na Universidade Federal da Bahia, disponível no portal da Internet www.ufba.br , página Inclusão Social, e foram consubstanciados na Resolução 01/04 do Consepe, de 26/07/04 (Anexo III deste Manual).
De acordo com esses documentos, a seleção dos candidatos deixou de obedecer exclusivamente ao critério de desempenho acadêmico (ordem de classificação nas provas do Vestibular), como ocorreu em Vestibulares anteriores, passando a atender à reserva de vagas agora estabelecida. De todo modo, só será selecionado o candidato que não for eliminado por qualquer um dos motivos estabelecidos neste Manual: ausência, zero, ou escore parcial da 1ª fase inferior ao ponto de corte.
Desde 2005, o sistema de cotas passou a funcionar nos termos da citada Resolução 01/04, por isso é importante a leitura cuidadosa do Anexo III. Se, ainda assim, persistir alguma dúvida, o interessado deverá entrar em contato com o SSOA, pelos meios indicados neste Manual.
O candidato deve, também, observar atentamente as instruções dadas para preenchimento adequado do Requerimento de Inscrição, a fim de não ser prejudicado por um registro indevido da origem escolar. Perderá o direito à vaga na Universidade o candidato que não comprovar, no momento da matrícula, a natureza Pública de sua procedência escolar, nos exatos termos do Art. 3º, alíneas Ia, IIa e III, da Resolução 01/04, ou em relação ao qual for comprovado, no ato da matrícula ou em qualquer época, ter prestado, quando da inscrição no Vestibular, declaração não condizente com a realidade, conforme estabelecido no Art. 5º da citada Resolução 01/04.

12. Ocorrendo igualdade no escore global de candidatos, para preenchimento da última vaga disponível em cada categoria de seleção conforme a Resolução 01/04 do Consepe, será selecionado aquele que:
• eventualmente, apresentar maior excesso de pontos nos escores padronizados das provas realizadas, além da pontuação máxima de 1000 pontos por prova;
• apresentar menor dispersão – determinada pelo coeficiente de variação – em torno da média aritmética dos seus escores padronizados, considerando-se, na 1ª fase, todas as provas dessa fase e, na classificação final, todas as provas das duas fases.

13. Cálculos e Fórmulas



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